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Saúde e Desenvolvimento Humano

E aí pessoal, tudo bem? As pessoas sempre me perguntam no consultório e nas várias mensagens que recebo diariamente (tento responder pessoalmente a maioria): “ Comer de forma saudável custa caro? ” Certamente isso é um mito. Além disso caro é não ter saúde, é estar acima do peso, é viver doente. Mas você sabia que é muito mais barato uma alimentação onde priorizamos comida de verdade ao invés de alimentos industrializados e processados. E lógico comer em casa também fica mais barato. Contudo para quem não pode, é plenamente possível comer de forma saudável e barata fora de casa. Hoje em dia principalmente, já existem vários restaurantes que priorizam esta linha de alimentação. Ou ainda você pode levar sua marmita. “Marmitar” hoje é sinônimo de pessoas conscientes de sua saúde. Antigamente as pessoas sentiam vergonha, hoje não mais. Então, comer de forma saudável custa caro? Simplesmente não! Sem dúvida comer bem e de forma saudável pode ser muito mais barato que você imagina.

Vamos a alguns pontos

Em primeiro lugar, quando procuramos alimentos mais sofisticados, estes sim podem ser mais caros. Mas precisa comer estes alimentos? Definitivamente não. Por exemplo você precisa comer aspargos? Não, simples assim. Mas se você pode pagar por eles e gosta é uma ótima opção. Você precisa comer filé mignon? Não. Exceto se você quiser e puder pagar por ele. Você precisa comer salmão ou truta? Não. Existe uma variedade de peixes para comer. Escolha opções da sua região e da época, pois durante a safra, a oferta aumenta e os valores diminuem. Além do que, dessa forma você sempre vai estar variando sabores. Segundo quando comemos alimentos processados, ricos em farináceos e açucares, a fome reaparece com intervalos menores, levando você a comer mais frequentemente. Dessa forma aumentando a quantidade diária que comemos. Consequentemente ficará no final das contas mais caro. Sem contar que vamos ingerir mais calorias e toda sua consequência. Quando comemos comida de verdade ficamos mais saciados e comemos menos em quantidade e frequência. Terceiro, praticamente todos os lugares tem feiras comunitárias, pequenos produtores que fornecem e entregam na sua casa, sacolões, uma pequena “quitanda”. E ainda as hortas comunitárias e as caseiras (eu tenho uma).

Aprenda a fazer receitas variadas, misturar sabores, separar sabores, usa e abusar de temperos, assar, cozinhar, fritar (sem óleo), fazer molhos saudáveis (existem vários). Além disso, lembre-se da casca, isso mesmo, jogamos muita casca fora que pode ser usada e é muito nutritiva.

Planejar a semana antecipadamente

Para as pessoas mais ocupadas, uma forma de facilitar o preparo da sua alimentação é planejar antecipadamente a semana. Ou seja, já preparar a comida de toda a semana e congelar. Inclusive com esse planejamento, dificilmente você vai furar a estratégia. Pois terá seus alimentos em mãos quando precisar. No dia a dia, hoje extremamente corrido para todos, não dá tempo de fazer ou pensar no que vai fazer para comer. E aí mora o perigo, é nesse momento que a maioria das pessoas saem da estratégia e não tem os resultados desejados e esperados.

Exceções não fazem mal, saiba escolher

Eu gosto de postar minhas exceções alimentares, como por exemplo o tal “dia do lixo” (que no meu caso não tem nada de lixo). Ou seja, aqueles dias que quero variar, quero sair da rotina. Ou ainda quando tenho eventos sociais. Principalmente quando vou a restaurantes (já disse, adoro restaurantes). Faço isso para que as pessoas entendam que devemos levar a vida o mais natural possível. Natural que digo é sem paranoia, sem extremismos. Sem ser escravo do que vai comer e de que horas vai comer. Dessa forma as pessoas visualizam e entendem o que pode comer em situações assim.

Pessoal atenção, estou falando de vida saudável, alimentação saudável, emagrecimento natural e saudável, controle de doenças crônicas. Não estou falando de atletas ou de objetivos estéticos específicos. Sobretudo nestes casos precisa sim de planejamento alimentar e regras estritas, que devem ser feitas e orientadas por um nutricionista. E neste caso você deve seguir à risca sim, inclusive em eventos sociais. Entretanto exceções podem ser mais caras, mas não é regra. Inclusive posto muitas exceções barata de se fazer, e pratos que como em restaurantes que são bem em conta.

Talvez alimentar de forma saudável possa dar um pouco de trabalho. Porque ao invés de desembalar a comida (abrir o saquinho, a caixinha, etc) você tenha que descascar e preparar seu alimento. Desembalar é mais fácil que descascar, apenas isso.

Descasque mais e abra menos

Aproveitando que tal nos próximos 30 dias você descascar mais e abrir menos? Que tal você comer mais produtos que naturalmente podem ser ingeridos em uma semana ou pouco mais e descartar os que tem prazos de validades longos.

Veja este exemplo de um almoço e jantar que fizemos em minha casa. Essa é nossa comida do dia a dia. Eu tenho o privilégio de ter me casado com uma chef nata. Ela faz pratos com ingredientes simples virarem opções que os melhores restaurantes “invejariam”. Aproveitando lembre-se, tudo que fazemos na vida, devemos dar um propósito e colocar amor e ela faz isso muito bem. Sem dúvida, fazer sua comida com amor e dedicação também é fundamental.

Esta primeira opção é o que ela comeu: abobrinha, pimentão, quiabo, tomate cereja, alface, hambúrguer especial feito com ingredientes e temperos variados.

Hamburger Especial

Esta segunda opção é o que eu comi: grelhado de boi, guacamole e salada verde.

Grelhado de Boi

Veja abaixo uma pequena lista de alimentos muito nutritivos e ao mesmo tempo baratos. Atenção que nesta lista tem alimentos que podem ser usados em várias estratégias nutricionais. Basta fazer as escolhas certas. Vocês sabem que eu priorizo “comida de verdade” e uso estratégias nutricionais, como low carb, pontualmente. Portanto, neste pequeno exemplo tem carboidrato, proteínas e gorduras.

Proteínas
  • Ovos – caipiras ou de granja mesmo.
  • Carnes boi – cortes menos nobres, mas não menos nutritivos. Como carnes de segunda, carne moída, músculo, entre outras.
  • Carne de porco – uma grande parcela da população tem muito receio da carne de porco, receio este infundado. quem não gosta de uma bela costelinha, ou mesmo uma bisteca?
  • Carne de aves.
  • Carne de peixe.
  • Vísceras – coração, fígado, moela.
  • Linguiça – de boi, porco, frango e peixe.
  • Laticínios em geral – exceto queijos mais sofisticados.
Carboidratos
  • Verduras e legumes em geral – se não forem produtos mais raros e sazonais.
  • Grão de bico.
  • Batata doce.
  • Batata Baroa (mandioquinha).
  • Inhame.
  • Mandioca ou macaxeira ou aipim.
  • Arroz integral.
  • Feijões.
  • Lentilhas.
  • Frutas da época e da região.
  • Aveia.
Gorduras boas
  • Castanhas.
  • Castanha de caju.
  • Castanha do Pará
  • Amendoim.
  • Azeite.
  • Coco.
  • Óleo de coco.
  • Manteiga – Não é margarina.

Salienta-se ainda que alguns alimentos baratearam e muito nos últimos tempos, como a chia, linhaça, quinoa. Diante disso é só não escolher o que está na moda, estes vão estar mais caros, mas logo voltam a normalidade. Já aconteceu com vários alimentos. De certo que alimentos orgânicos ainda não é realidade para a maioria. Bem como frutas importadas, assim como queijos e cortes de carnes nobres. Também azeites diferenciados, algumas oleaginosas, e outros alimentos. Mas devemos entender que não precisamos destes alimentos para comer saudavelmente. São ótimos alimentos, saborosos, mas não essenciais.

Dessa forma pessoal, comer de forma saudável é barato e plenamente possível para todos. Mediante o exposto comer saudável não significa comer mal, muito pelo contrário.

Enfim, querem receber dicas e receitas de comida de verdade, além de dicas de saúde e desenvolvimento pessoal? Cadastrem aí no blog.

Samy Zenun
Autor

Olá, sou o Samy Zenun, médico, especialista em pessoas. Hoje tenho como missão ajudar as pessoas a melhorarem sua saúde e qualidade de vida. Acredito que com pequenas mudanças de hábito e atitudes, todas as pessoas podem melhorar sua saúde física e emocional. Deixe seu comentário e inscreva seu melhor e-mail para receber dicas sobre medicina, saúde, desenvolvimento humano, ciência e espiritualidade.

1 Comentário

  1. Bom dia Dr Samy, adoro ver o quanto voce se preocupa com a saude nossa, e realmente a D. Beatriz faz umas coisas maravilhosas.. gostaria que ela postasse umas receitas diferentes pra nos…
    Parabéns ! pelas dicas..Obrigada!
    Um grande abraço!!

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