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Medicina e Desenvolvimento Humano

Quando estamos de dieta, na maioria das vezes o dia a dia é restrito. Alguns diria monótono. Porém não precisaria ser. Mas é difícil conciliar trabalho, vida social e dieta. Assim deixar tudo preparado nos ajuda a não sair da dieta. Por isso ter uma “rotina” é fundamental. Então prepare-se, faça uma lista do que comprar antecipadamente. De antemão prepare sua comida para dois a três dias e deixe suas porções já prontas na geladeira. Da mesma forma, saiba que tem gente que prepara para a semana toda. Igualmente importante é: não faça dia do lixo. Ou aprenda a comer “lixo” sem lixo. Ou seja, coma sempre comida de verdade. 

Embora quem tem resultados efetivos e duradouros aprende a comer corretamente. Destarte muda seu hábito alimentar e deixa de comer o chamado lixo. Também fica entediado com a rotina do paladar e temperos. Mas estas pessoas, as que têm resultados, aprendem a fazer opções saudáveis para sair da rotina.  

Sem dúvida estas opções podem ser usadas durante a dieta também. Desde que os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) estejam dentro da sua meta diária.

Assim sendo postarei aqui várias opções saborosas que geralmente não entram na rotina da dieta. Porém podem ser usados para mudar um pouco o paladar. Uma vez que você não queira fazer dia do lixo, mas queira comer algo fora da rotina dietética. Ou seja, dia do lixo, sem lixo. 

Batata Rosti ou Batata Suíça de Bacalhau

Batata Rosti ou Batata Suíça de Bacalhau

Aqui fizemos de bacalhau. Contudo existem outras opções de recheio como frango, carne seca, camarão, calabresa, legumes, cogumelos.

Ingredientes:

  • 4 Batatas Asterix pequenas (4,5 – 6 cm de diâmetro, cru)
  • 400g de bacalhau dessalgado
  • Pimentões coloridos à gosto
  • Cebola, Alho, Pimenta do Reino, Sal, Noz Moscada à gosto
  • Azeitonas 2 colheres de sopa
  • Tomates 1 unidade sem pele
  • Creme de leite 2 colheres de sopa
  • 100g Mussarela
  • 50g de parmesão

Modo de Preparo:

  • Coloque as batatas para cozinhar em uma panela, com água e sal à gosto.
  • Quando levantar fervura deixe mais 5 minutos e desligue.
  • Escorra a batata no escorredor e reserve na geladeira por 4 a 6h.
  • Depois descasque as batatas e rale-as na parte grossa do ralador, cuidado para não virar purê.
  • Em uma vasilha rale a mussarela e o parmesão no lado grosso do ralador e reserve.
  • Refogue o bacalhau desfiado no azeite, alho e cebola.
  • Frite os pimentões e coloque o restante dos ingredientes (azeitona, tomate, Pimenta do Reino, Sal, Noz Moscada)
  • Em uma frigideira antiaderente, coloque metade das batatas raladas, por cima coloque o recheio, o creme de leite e metade dos queijos. Depois coloque o restante das batatas por cima do recheio e finalize com a outra metade dos queijos.
  • Em fogo médio, regue a borda da batata com o azeite e frite até dourar. Atenção tem que fritar por fora e cozinhar por dentro.
  • Com ajuda de uma espátula vire o outro lado, coloque mais azeite e frite até dourar.

Rendimento: 1 Frigideira Grande (4 porções).

Macronutrientes total:

  • Calorias 1.332
  • Carboidrato 88,36
  • Proteína 106,15
  • Gordura 59,73
  • Fibras 10,1

Macronutrientes por porção:

  • Calorias 333
  • Carboidrato 22,09
  • Proteína 26,53
  • Gordura 14,9
  • Fibras 2,52

Certamente que você pode mudar a quantidade dos ingredientes, assim diminuindo as calorias.

Samy Zenun
Autor

Olá, sou o Samy Zenun, médico, especialista em pessoas. Hoje tenho como missão ajudar as pessoas a melhorarem sua saúde e qualidade de vida. Acredito que com pequenas mudanças de hábito e atitudes, todas as pessoas podem melhorar sua saúde física e emocional. Deixe seu comentário e inscreva seu melhor e-mail para receber dicas sobre medicina, saúde, desenvolvimento humano, ciência e espiritualidade.

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