fbpx

Medicina e Desenvolvimento Humano

Os dois são usados como sinônimos, mas são coisas diferentes e com resultados diferentes. Então veja a diferença entre atividade física e exercício físico?

Atividade física

É todo o tipo de movimento feito pelos músculos esqueléticos, que resulte em um pequeno aumento no gasto energético acima do que teríamos em repouso. Ou seja, é tudo o que realizamos no dia a dia quando não estamos descansando.
Exemplos:
– Andar dentro de casa.
– Lavar o carro.
– Limpar a casa.
– Descer a escada do prédio.
– Brincar.
– Passear com o cachorro.
– Tomar banho.
– Etc.

Exercício físico

É um tipo de atividade com movimentos corporais programados, estruturados e sistematicamente repetitivos que possui um objetivo específico. Tendo como finalidade manter ou melhorar a saúde, o condicionamento físico, a estética corporal ou a performance em competições. A realização do exercício físico idealmente deve ser orientada por um profissional. O qual organizara sequências específicas para cada objetivo, como melhorar o equilíbrio, aumentas a musculatura, reduzir a gordura corporal, melhorar a capacidade respiratória. E ainda controlar e tratar doenças crônicas como hipertensão arterial e doenças metabólicas.
Exemplos:
– Andar de bicicleta.
– Correr.
– Fazer musculação.
– Fazer natação.
– Fazer Crossfit.
– Jogar basquete.
– Caminhada em intensidade moderada.
– Etc.

Assim sendo sempre procure algo que lhe dê prazer. Ou melhor, tenha prazer em fazer algo que lhe dê saúde. Acima de tudo, eu sempre oriento exercícios aeróbicos (endurance) e resistido (exercício com carga/peso). Uma vez que sou um entusiasta do exercício resistido como mantenedor e recuperador da saúde. Afinal uma musculatura forte a meu ver, é a base para outros esportes e para uma vida saudável.

Embora para saúde, movimentar-se é melhor que ficar parado, o segredo para se ter uma saúde plena é praticar exercício físico.

Enfim, procure um médico especialista em medicina do esporte e faça sua avaliação.  Ele vai te orientar sobre sua saúde, sobre o que você precisa fazer inicialmente. Além de te encaminhar para profissionais capacitados para que lhe oriente nos seus treinos.

E aí vai continuar parado?

Samy Zenun
Autor

Olá, sou o Samy Zenun, médico, especialista em pessoas. Hoje tenho como missão ajudar as pessoas a melhorarem sua saúde e qualidade de vida. Acredito que com pequenas mudanças de hábito e atitudes, todas as pessoas podem melhorar sua saúde física e emocional. Deixe seu comentário e inscreva seu melhor e-mail para receber dicas sobre medicina, saúde, desenvolvimento humano, ciência e espiritualidade.

Escreva um comentário