fbpx

Saúde e Desenvolvimento Humano

“Ideias e sabores para uma alimentação saudável” é a seção do meu blog onde coloco o que eu e minha família comemos. São opções saborosas e nutritivas para o dia a dia. Bem como para ocasiões especiais. Inclusive nesta seção tem várias dicas para o tal “dia do lixo” (veja aqui). Ou ainda opções para quando vamos em restaurantes (adoro restaurante). Enfim, hoje temos uma opção para almoço ou jantar, sempre usando comida de verdade. A receita de hoje é frango recheado com purê de batata doce.

Muitas pessoas se queixam da falta de opções e da monotonia das dietas. Normalmente, precisamos no dia a dia, de simplicidade e rapidez. Porém, em alguns momentos queremos fazer e comer algo diferente. Contudo não é preciso sair da dieta, aliás dessa maneira a dieta fica muito mais simples e fácil de ser feita. Saliento aqui que não precisamos fazer dieta e sim aprender a comer.

Qual o segredo 

Milhares de dietas, centenas de doutores e diversas opiniões. Muita promessa e pouca efetividade. Vários antes e depois. Entretanto, raríssimos, algum tempo após o depois. Mas dentre as várias opções (e calma não estou criticando nenhuma, cada um sabe o que faz, acho) o segredo é comer “comida de verdade”.

Não deve ser à toa que nossos alimentos estão aí desde o princípio. Tudo que necessitamos está no mundo há muito tempo. Muito antes de termos que fabricar nossa comida. Definitivamente quando colocamos a mão na “massa” (literalmente), algo de errado aconteceu. A receita desandou.

Várias dietas lhe reduzirão, temporariamente, o peso. Contudo não devemos focar em peso e sim em composição corporal e saúde. Inicialmente o peso pode ser apenas água e depois uma estrutura caríssima para o ser humano. O músculo, que sabemos não ter apenas função locomotora, mas também endócrino metabólica.

Mas para quem procura além da estética (emagrecimento), também saúde, deve estar se perguntando. E aí? Essa dieta dará a energia que preciso para meus afazeres? E depois que eu parar essa dieta o que acontecerá? Ganharei peso novamente (efeito sanfona)? Será que de fato minha saúde será restabelecida ou mantida? Afinal, será que consigo viver o resto da vida com o tal frango grelhado com batata doce (já teve essa época)?

Meu conselho: aprenda a comer comida de verdade!

Quer aprender? Se inscreva (aqui) e receba as notícias, dicas e receitas para uma longevidade saudável, em primeira mão.

Veja agora essa receita maravilhosa de frango com batata doce  que fazemos na minha casa. Receita e preparado da chef Beatriz Bassoto (minha esposa).

Frango recheado com purê de batata doce

Ingredientes para o preparo do frango
  • 1 peito de frango grande
  • ¼ de brócolis
  • 3 fatias de mussarela
  • 20g de parmesão
  • 1 colher de sopa de requeijão
  • 4 fatias de bacon
  • Temperos: sal, pimenta do reino, páprica doce, cebola, alho, vinagre
Ingredientes para o purê de batata doce
  • ½ kg de batata doce.
  • 1 xícara de leite (pode ser sem lactose para intolerantes).
  • Sal e curry a gosto.
Modo de preparo  do frango

Deixe o peito de frango marinar por 12 horas ou mais no vinagre, alho, cebola e sal à gosto. Passado as horas retire-o da marinada e coloque pimenta do reino e páprica doce. Logo após separe as duas partes do peito e em seguida abra cada parte ao meio. Unte uma frigideira com azeite (ou óleo de coco sem sabor ou banha de porco) e dê uma leve fritada de ambos os lados. Neste ínterim cozinhe o brócolis no vapor. Depois de cozidos, pique-os em pedaços pequenos. Pique também a mussarela. Após misture-os em um recipiente, juntamente com o queijo parmesão (ralado grosso) e finalize com o requeijão.  Em seguida recheie cada pedaço de peito e feche-os com palitos. Agora envolva cada pedaço com duas fatias de bacon. Então, leve ao forno ou na Air Fryer (aqui fiz nela) até que fiquem dourados.

Modo de preparo do purê de batata doce

Cozinhe as batatas em panela de pressão. Após bem cozidas amasse-as e reserve. Refogue alho e cebola no azeite e acrescente a batata amassada. Adicione agora o leite até obter uma consistência de purê. Então finalize com sal e curry à gosto.

E aí gostou dessa receita de frango com batata doce? Deixe seu comentário e se inscreva no Blog (aqui) para receber as melhores receitas com comida de verdade em seu e-mail.

 

 

Samy Zenun
Autor

Olá, sou o Samy Zenun, médico, especialista em pessoas. Hoje tenho como missão ajudar as pessoas a melhorarem sua saúde e qualidade de vida. Acredito que com pequenas mudanças de hábito e atitudes, todas as pessoas podem melhorar sua saúde física e emocional. Deixe seu comentário e inscreva seu melhor e-mail para receber dicas sobre medicina, saúde, desenvolvimento humano, ciência e espiritualidade.

Escreva um comentário